O governo israelense decidiu retomar as importações de carne bovina do Brasil. De acordo com nota enviada ontem pelo Serviço de Representação Veterinária e de Saúde Animal para as Américas de Israel, com sede em Buenos Aires, o país retomará as importações de carne desossada e de miúdos, com exceção do produto proveniente dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. A nota diz ainda que a medida foi adotada depois da divulgação dos últimos informes sobre os focos de febre aftosa no Brasil.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) considera muito importante esta medida porque abre caminho para outros países tomarem a mesma decisão. "Veja que Israel adota como justificativa o fato de os técnicos terem informado as medidas tomadas para debelar o foco. Podemos acreditar que os israelenses confiaram nas ações tomadas pelos técnicos do Mapa", comenta a Abiec.
Israel foi um dos primeiros países a embargar as importações de carne brasileira um dia depois da confirmação de focos de febre aftosa na cidade de Eldorado, no Mato Grosso do Sul, em 11 de outubro. A exportação de carne brasileira para Israel foi de 28.637 t de janeiro a outubro deste ano, ou 7,73% menos que as 31.035 t embarcadas em igual período do ano anterior. A receita com as exportações no acumulado do ano ficou em US$ 35.336, ou 9,43% menor que os US$ 39.017 de janeiro a outubro de 2004, de acordo com dados da Abiec.