O Iraque liderou a lista de pedidos de asilo aos países industrializados no ano passado. Segundo a Agência para Refugiados das Nações Unidas (UNHCR, por sua sigla em inglês), o número de iraquianos procurando asilo em nações ricas aumentou 77% no ano passado. De acordo com a UNHCR, os pedidos de asilo por iraquianos à Europa, América do Norte e a outros países industrializados passaram de 12,5 mil, em 2005, para 22 mil, em 2006. Com isso, os iraquianos se tornaram o povo que mais pede asilo no mundo, fato que não acontecia desde 2002.
Em 2005, a lista de países com mais pedidos era liderada por Sérvia e Montenegro e Rússia. O aumento de pedidos iraquianos contrasta com o número geral, que está em queda no mundo. Em 2006, cerca de 300 mil pessoas pediram asilo em países industrializados, uma queda de 10% em relação ao ano anterior. "Tememos que a situação no Iraque fique muito pior antes de melhor", disse Ron Redmond, porta-voz da UNHCR.
De acordo com a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de dois milhões de iraquianos já fugiram para Síria, Jordânia e outros países do Oriente Médio. Outros 1,9 milhão de iraquianos foram obrigados a abandonar suas casas e fugir para outras partes do país.