Irã que ampliar relações com o Paraná

O governador Roberto Requião recebeu nesta segunda-feira, no Palácio Iguaçu, a visita do embaixador do Irã no Brasil, Seyed Jafar Hashemi. O país do Oriente Médio tem 69 milhões de habitantes e quer intensificar as relações comerciais e culturais com o Paraná.

"O Irã tem uma diversidade e um aprofundamento cultural fantástico", afirmou o governador. "É um belo comprador de produtos primários do Brasil e o Paraná é o maior vendedor brasileiro de grãos e carnes para o Irã", acrescentou.

Segundo Requião, dentro da visão de multiplicidade cultural e multipolarização do mundo, a visita do embaixador é fundamental. "Montamos uma pequena comissão para que, numa próxima reunião em Brasília, possamos dar uma forma definitiva e transformar estas possibilidades em ações concretas".

Para o embaixador, o Paraná é um Estado muito importante no intercâmbio entre Brasil e Irã. "Queremos estabelecer cooperações em vários níveis como industriais, comerciais e culturais", salientou Hashemi.

Exposição

O embaixador veio ao Paraná também para a abertura da exposição cultural do Irã comemorativa aos 100 anos de relações diplomáticas com o Brasil. A mostra, que inclui o cinema iraniano, está sendo promovida pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Embaixada da República Islâmica do Irã.

Documentos, artesanatos, jarros, bandeja, tapetes e quadros estão à mostra até o dia 10 de dezembro, no hall da Secretaria da Cultura (rua Ébano Pereira, 240). Os filmes a serem apresentados são "Santa Maria", de Shariar Bohrani, e "A Bota", de Mohammad All Talebi, no Museu Paranaense (rua Kellers, 289).

"O que mais me fascina é a possibilidade de trocas culturais com uma das mais antigas civilizações do planeta" disse ainda Requião. Também estavam presentes o chefe do cerimonial Jacir Bergmann II; Sérgio Curi, encarregado das relações externas do Paraná, e Luis Mussi, secretário de Indústria, Comércio e Mercosul. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo