O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luís Henrique Fragomeni, fará palestra sobre Desenvolvimento Sustentável no Simpósio Internacional Eco-Pólis, em Ulsan, Coréia do Sul, no próximo dia 22. Fragomeni viajará a convite da Prefeitura de Ulsan, cidade localizada a 400 km da capital Seul.
Fragomeni falará sobre a experiência de planejamento integrado e desenvolvimento sustentável de Curitiba. A busca constante de informações sobre a capital por parte de cidades estrangeiras, segundo Fragomeni, deve-se ao sistema de planejamento de Curitiba, voltado à redução das disparidades sócio-ambientais-espaciais.
"Consolidamos um processo de planejamento que possibilita múltiplas atividades e elevado grau de mobilidade na cidade", diz Fragomeni. "Esse processo nos tem ensinado, na teoria e na prática, a planejar, antecipando os problemas inerentes ao processo de desenvolvimento; a gestionar, fazendo com que o planejado aconteça e monitorar, garantindo a eficiência e a eficácia dos programas e projetos", acrescenta.
Na Coréia do Sul, o presidente do Ippuc visita a cidade irmã de Curitiba, Suwon, a 50 km de Seul, e a sede da empresa Sansung, onde terá reuniões com o prefeito, Kim Yeong-Sea, e o diretor do Departamento de Planejamento, Park Seung-Keun.
Entre os assuntos a serem tratados estão o sistema integrado de planejamento de Curitiba e os parques tecnológicos. Fragomeni, que retorna ao Brasil no dia 26 de fevereiro, visitará ainda o sistema de transporte de Seul, inspirado no de Curitiba.