Reunindo mais de 150 representantes de permissionárias autorizadas em todo o Estado, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) realizou, nesta terça-feira, em Curitiba, o ?Encontro Técnico sobre Legislação e Procedimentos para Empresas Credenciadas?.
A iniciativa teve o objetivo de atualizar os dados da legislação federal às permissionárias e debater as possíveis alterações que tenham ocorrido nos últimos tempos.
?Esse encontro foi importante para a reavaliação dos conceitos e certamente vai contribuir para a melhoria qualidade dos trabalhos que vêm sendo executados pelas empresas permissionárias cadastradas?, avalia David Baggio, gerente de Avaliação Técnica do Ipem e um dos organizadores do evento.
Os trabalhos foram abertos pelo presidente do instituto Leonaldo Paranhos, que enfatizou a importância de encontros como esse para poder ampliar o campo de orientação a que o instituto se propôs desde o lançamento do Programa Especial de Orientação (Peso), que vem sendo difundido em todo Paraná.
Medidores de pressão
Conforme levantamento feito pela Gerência de Avaliação Técnica do Ipem existem hoje 221 empresas permissionárias devidamente autorizadas em todo o Estado do Paraná. São empresas que podem desempenhar atividades de manutenção e reparos em medidas materializadas e instrumentos de medir, tais como balanças, bombas medidoras de combustíveis líquidos, automação, taxímetros, aparelhos medidores de pressão arterial, radares e barreiras eletrônicas.
Dessas, apenas 13 fazem a manutenção ou reparos em aparelhos medidores de pressão arterial, o que desperta o instituto para a adoção de algumas ações no sentido de promover uma melhora na qualidade desses serviços. E esse foi justamente um dos temas tratados nesse encontro entre o Ipem e as permissionárias, que alertam para a necessidade de os aparelhos serem aferidos anualmente, conforme normas estipuladas pela legislação federal.
Os médicos e profissionais que atuam na área de medicina, em hospitais, clínicas e farmácias, devem procurar essas empresas permissionárias para realizar a calibragem de seus aparelhos obrigatoriamente uma vez por ano. Feito isso, têm de fazer a verificação dos instrumentos no laboratório do Ipem, para obterem o selo do instituto, atestando a perfeita calibragem que permitirá a perfeita leitura da pressão arterial de um paciente.