Chegou a vez da região de Guarapuava receber os técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ? Ipem.
Para permitir um contato abrangente com todas as áreas onde atuam as permissionárias, além de atualizar os dados da legislação federal e debater as possíveis alterações que tenham ocorrido nos últimos tempos, o instituto está promovendo seminários itinerantes em várias cidades do Estado.
Em Guarapuava, o ?Encontro Técnico sobre Legislação e Procedimentos para Empresas Acreditadas? será realizado nesta quinta-feira. Trata-se de uma reunião sobre legislação e procedimentos para atividades de consertos e manutenção de medidas materializadas e instrumentos de medir, a ser realizada no Mini-auditório da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – Rua Pres. Zacarias de Goes, 875 – Bairro Santa Cruz.
A abertura do evento está programada para as 13h30. Em seguida, com o início da programação técnica do encontro, será debatida a Portaria 88/87 do Inmetro, ?Autorização e renovação de Empresas?, a cargo de Ambrósio Teche e Ronaldo Sérgio Oliveira. O outro tema a ser exposto será ?Procedimentos no Desenvolvimento das Atividades de Manutenção e Consertos de Medidas Materializadas e Instrumentos de Medir?, por conta de David Baggio, gerente de Avaliação Técnica do Ipem.
O objetivo do encontro é orientar as empresas permissionárias para que estas possam se atualizar com a legislação presente, melhorando, com isso, a qualidade do trabalho de aferição e calibração dos instrumentos em todo o Paraná. Conforme levantamento feito pela Gerência de Avaliação Técnica do Ipem, existem hoje 221 empresas permissionárias devidamente autorizadas em todo o Estado do Paraná.
São empresas que podem desempenhar atividades de manutenção e reparos em medidas materializadas e instrumentos de medir, tais como balanças, bombas medidoras de combustíveis líquidos, automação, taxímetros, esfigmomanômetros, radares e barreiras eletrônicas, entre outros.