Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) já iniciaram a coleta dos produtos que estão sendo comercializados para as festas juninas. Começou nesta segunda-feira (29) o acompanhamento prévio e verificação dos produtos nas gôndolas de supermercados, pontos de venda e alguns destes, conforme as especificações de embalagem, são recolhidos para exame oficial no próprio laboratório do instituto.
Estão sendo coletadas amostras de artigos comuns nas comemorações de junho, como milho de pipoca, vinhos populares (utilizados para fazer quentão), cachaça, quentão pronto, canela em pó e em rama, canjica e doces específicos, como pé-de-moleque, paçoca, doce de abóbora e outros assemelhados. A função do Ipem é verificar formas e medidas dos produtos comercializados e comprovar se estes estão de acordo com peso e medida registrados na embalagem.
Para a maioria dos produtos, a verificação ocorre no próprio estabelecimento comercial visitado. Quando há a necessidade de uma averiguação mais acurada são coletados, a princípio, de cada marca, três tipos de produtos de peso médio e encaminhados para o laboratório do instituto e é feito um convite ao revendedor ou acondicionador do produto, para que este acompanhe a pesagem oficial em data e horário pré-estabelecidos.
O trabalho
Um dos principais aliados do consumidor, o Ipem é empresa ligada à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e tem como missão atender às necessidades e expectativas dos clientes e da sociedade, com inovação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito da metrologia e da qualidade de bens e serviços.
Entre suas atividades, está verificar e fiscalizar instrumentos metrológicos e o emprego correto das unidades legais de medidas e respectivos símbolos, bem como a comercialização de produtos com a conformidade certificada compulsoriamente. Também cabe ao órgão verificar a volumetria de veículos e vagões utilizados no transporte rodoviário e ferroviário de produtos perigosos. O Ipem possui poderes para interditar e apreender instrumentos ou produtos que se apresentarem em desacordo com as especificações legais.
Cabe ao instituto o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades do produtos comercializados (aproximadamente 60 mil itens num supermercado de porte médio), correta indicação e posicionamento nas embalagens e observância das tolerâncias admitidas.
Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição ou medidas materializadas, além da fiscalização de produtos com a conformidade compulsoriamente avaliada nas áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente tais como, brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclistas e veículos usados no transporte de produtos perigosos.
Também é da competência do instituto a fiscalização, no comércio, dos produtos com a conformidade regulamentada, tais como têxteis, dispositivos elétricos entre outros.