O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) terminou o levantamento dos resultados na operação Viva o Verão, desenvolvida pelo governo do Paraná. O instituto, ligado à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos para o Mercosul, fez uma fiscalização extensiva a toda a faixa litorânea paranaense com 10 equipes.
Os técnicos da área de pré-medidos visitaram vários estabelecimentos comerciais, onde foram fiscalizados mais de 3 mil produtos e 15 mil unidades de diversos artigos. Efetuaram 58 exames de pão francês, coletaram 96 produtos, originando aproximadamente 95 autuações.
Já os responsáveis pelo segmento de certificação compulsória – produtos que deveriam ostentar a marca de certificação do Inmetro – verificaram cerca de 208 mil unidades, das quais apreenderam 859 produtos irregulares, sendo 670 caixas de fósforos, 147 isqueiros descartáveis a gás, 42 brinquedos, resultando em aproximadamente 60 autuações.
No setor de verificação metrológica, os responsáveis pela fiscalização de instrumentos de pesar e medir (balanças, bombas medidores, medidas de volume e medidas de comprimento) fiscalizaram 3 mil instrumentos, sendo 3,5% dos instrumentos reprovados e 10 autuados.
Avaliação
Segundo o diretor-técnico do Ipem, Gilmar Scopel, o balanço do trabalho do instituto nos dois meses de atuação no litoral paranaense esteve acima da expectativa, na comparação com os exercícios anteriores.
"O importante foi que o retorno técnico foi semelhante ao do exercício anterior, só que com menos gente envolvida. Foi racionalizada a fiscalização, conseguimos equacionar o trabalho com um custo menor e os resultados, na proporção, foram matematicamente melhores", afirmou Scopel.
Na próxima terça-feira, os números estarão sendo oficialmente apresentados ao governador Roberto Requião durante a reunião semanal do secretariado, juntamente com os demais relatórios de todos os órgãos estaduais envolvidos na operação Viva Verão.