Ipem faz balanço de fiscalização

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) terminou o levantamento dos resultados na operação Viva o Verão, desenvolvida pelo governo do Paraná. O instituto, ligado à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos para o Mercosul, fez uma fiscalização extensiva a toda a faixa litorânea paranaense com 10 equipes.

Os técnicos da área de pré-medidos visitaram vários estabelecimentos comerciais, onde foram fiscalizados mais de 3 mil produtos e 15 mil unidades de diversos artigos. Efetuaram 58 exames de pão francês, coletaram 96 produtos, originando aproximadamente 95 autuações.

Já os responsáveis pelo segmento de certificação compulsória – produtos que deveriam ostentar a marca de certificação do Inmetro – verificaram cerca de 208 mil unidades, das quais apreenderam 859 produtos irregulares, sendo 670 caixas de fósforos, 147 isqueiros descartáveis a gás, 42 brinquedos, resultando em aproximadamente 60 autuações.

No setor de verificação metrológica, os responsáveis pela fiscalização de instrumentos de pesar e medir (balanças, bombas medidores, medidas de volume e medidas de comprimento) fiscalizaram 3 mil instrumentos, sendo 3,5% dos instrumentos reprovados e 10 autuados.

Avaliação

Segundo o diretor-técnico do Ipem, Gilmar Scopel, o balanço do trabalho do instituto nos dois meses de atuação no litoral paranaense esteve acima da expectativa, na comparação com os exercícios anteriores.

"O importante foi que o retorno técnico foi semelhante ao do exercício anterior, só que com menos gente envolvida. Foi racionalizada a fiscalização, conseguimos equacionar o trabalho com um custo menor e os resultados, na proporção, foram matematicamente melhores", afirmou Scopel.

Na próxima terça-feira, os números estarão sendo oficialmente apresentados ao governador Roberto Requião durante a reunião semanal do secretariado, juntamente com os demais relatórios de todos os órgãos estaduais envolvidos na operação Viva Verão. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo