Uma parceria entre o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) e o Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Paraná (Sindicer) vai permitir a fiscalização de todos os blocos de cerâmica produzidos ou comercializados no Estado.
A portaria 127/05 do Inmetro, em vigor desde novembro de 2005, determina que todos os tijolos tenham largura, altura e comprimento padronizados de acordo com sua tabela. Outra exigência é que os tijolos possuam a descrição das medidas em centímetro, o nome ou logomarca do fabricante em uma das faces.
Para ajudar o fabricante e o proprietário da loja de construção que comercializa o produto, o Ipem lançou uma cartilha contendo todas especificações da portaria e registro técnico metrológico editado pelo Inmetro. A cartilha ?De Olho nos Blocos Cerâmicos? é entregue em todas as lojas e fábricas que trabalham com blocos cerâmicos no Paraná.
?O Ipem nos auxiliará com a fiscalização nas empresas revendedoras e principalmente nas produtoras deste material?, explicou Lairton Simonatto, presidente do Sindicer do Oeste do Paraná. O período de orientação aos fabricantes vai até dia 31 de janeiro. Após essa data, os produtores estão passíveis de multa.
Já os comerciantes terão até dia 30 de abril para regularizar o material vendido, retirando todos os blocos de cerâmica irregulares do estabelecimento de venda, evitando assim, interdição ou apreensão do produto. Para evitar as multas, o Ipem continua a realizar até a data estabelecida, uma operação de conscientização aos comerciantes, indo até os locais revendedores e orientando sobre as normas para se comercializar o produto.