O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ? Ipem está ampliando sua programação de seminários em cidades do interior do Paraná. O objetivo é divulgar projetos nas áreas de metrologia legal, direitos dos consumidores e do cidadão e, ainda, organizar os setores empresariais quanto às exigências legais dos produtos e serviços, além de incentivar novos padrões da qualidade para a produção paranaense,
O cronograma será retomado a partir desta semana, com eventos programados para as cidades de Goioerê e Cianorte, dentro de um programa de interiorização das ações do instituto, para que seja possível o acompanhamento mais próximo das necessidades de cada região, conforme o seu potencial produtivo.
Concebido pelo Ipem, dentro do ?Programa Especial de Orientação ? Peso?, o seminário visa atingir empresários, técnicos, consumidores e entidades representativas e é uma oportunidade para expor o papel do instituto dentro da atividade de defesa ao consumidor e orientação aos produtores dos mais diversos segmentos.
Em parceria com segmentos diversos, o ?Peso? realiza palestras, cursos e informações, com intenção de alcançar melhoria nos diversos produtos, incentivando o consumidor no exercício de seu direito de reclamar e exigir que governo e indústria coordenem e avaliem os resultados obtidos.
Com isso, fabricantes, comerciantes, exportadores, importadores, setor público, sindicatos, agropolos, fundações e associações de classe saem fortalecidos pela parceria que atinge finalmente o consumidor, o grande alvo de todo o empreendimento.
Programação
O ?Seminário de Metrologia Legal? terá sua retomada nessa quarta-feira (29), em Goioerê, com programação a partir das 19h15, na Associação Cultural e Esportiva Nipônica de Goioerê. Contando com a presença do presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos, e de autoridades locais.
O evento terá como tema inicial ?Metrologia Legal para Pré-medidos, produtos de auto-atendimento em supermercados? (enlatados, frutas, verduras, carnes, frutas, verduras e panificados), por conta de Sérgio Camargo, gerente de pré-medidos do instituto.
Um dos pontos que interessa diretamente à região, com franco desenvolvimento da indústria têxtil, será ?Metrologia e conformidade no setor têxtil?, levando a Goioerê um especialista do Inmetro, o engenheiro têxtil Adelgício Leite, para discorrer e esclarecer sobre os detalhes das corretas produção e comercialização.
Também serão abordadas as barreiras técnicas às exportações; as ferramentas de apoio ao pequeno e médio exportador por parte da Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul ? à qual o IPEM está vinculado – e as conseqüências no mercado produtivo da escalada de juros institucionais no Brasil.
Na quinta-feira (30) será a vez de Cianorte receber o contato mais próximo dos especialistas selecionados pelo IPEM.
Serviço
Mais informações no Ipem:
Alcineu Gruber, assessor da presidência
Fone: (41) 3251-2200