São muitas as irregularidades no peso do pão vendido em Curitiba. A constatação é de técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem, a ponto de hoje haver uma equipe de fiscalização especialmente constituída para realizar a permanente verificação do produto.
De acordo com legislação do Inmetro, o pão francês, comercializado por unidade, deve pesar 50 gramas. “Há uma tolerância de 5%. Com isso, o pão com até 47,5 gramas pode ser comercializado. Menos que isso, estará irregular e sujeito a autuação e multa”, alerta o gerente de Pré-Medidos do Ipem, Sérgio Camargo.
Já o que as padarias chamam de “minipão”, pãozinho com menos de 30 gramas, só pode ser comercializado por quilo. É neste caso que vem acontecendo a maior irregularidade, pois algumas padarias entendem ser possível a venda por unidade, com preço mais baixo, o que a legislação não permite.
“Quando nossos técnicos constatam que esses pãezinhos estão sendo vendidos por unidade, a autuação é imediata. A determinação é para que sejam pesados na presença do consumidor”, completa Camargo.