Um trabalho inédito, inteiramente executado por técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), será apresentado nesta quarta-feira no seminário Metrosul IV, em Foz do Iguaçu. O estudo foi desenvolvido em Cascavel no primeiro laboratório de calibração de instrumentos de medição de umidade em grãos da América Latina, pertencente ao instituto.

O projeto revela a forma como se dá a verificação dos medidores de umidade de grãos e toda a técnica que o instituto está desenvolvendo. “Através deste laboratório, os produtores têm assegurada a medição da umidade das safras produzidas e a necessária cobertura legal a esse tipo de medição”, explica o diretor técnico do Ipem, Gilmar Scopel.

Além do laboratório de calibração de instrumentos de medição de umidade de grãos, o Complexo Metrológico de Cascavel, inaugurado no primeiro semestre desse ano, conta um laboratório de verificação de vagões tanque, também iniciando atividades e já com demanda de mais de 600 vagões para verificação da capacidade de transporte de carga líquida.

Para a execução do projeto, além do Ipem-PR, foram parceiros o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e o Governo do Paraná, através da Secretaria da Indústria, do Comércio e de Assuntos para o Mercosul, à qual o IPEM é vinculado.

O Complexo Metrológico de Cascavel foi concebido para funcionar com os serviços convencionais de verificação de instrumentos, trabalho de laboratório com pré-medidos, avaliação da conformidade de produtos certificados e regulamentados.

Metrosul

Aberto oficialmente ontem  noite, com palestra do ministro Luís Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Metrosul IV vai reunir, por mais três dias, no Hotel Bourbon Cataratas, especialistas nacionais e internacionais para uma programação que inclui palestras, mesas-redondas, reuniões de trabalho, seminários nacionais e internacionais, mini-cursos e ainda uma mostra feira de equipamentos, produtos e serviços para metrologia e ensaios.

continua após a publicidade

continua após a publicidade