Ipea também prevê crescimento menor dos investimentos

Rio ? A estimativa de melhora do investimento caiu de 5,3% para apenas 0,9%, pela previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A redução influiu no corte da previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas do país. Antes, o instituto previa que o país teria, este ano, uma alta de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) ? soma de todas as riquezas do país. Hoje (5), o Ipea anunciou que revisou para baixo a previsão, que foi a 2,3%.

A queda de 1,2% do PIB no terceiro trimestre deste ano, foi um dos principais motivos da revisão, segundo o coordenador do Grupo de Acompanhamento Conjuntural do IPEA, Fábio Giambiagi. Ele afirmou que a revisão para baixo, "praticamente espelha o que já aconteceu no terceiro trimestre, em que o comportamento foi muito pior do que se esperava".

O economista acredita ser pouco provável que esse número seja revertido até o final do ano. Para 2006, o IPEA também revisou a projeção de crescimento do PIB dos 4% projetados em setembro para 3,4%. Giambiagi explicou que a interpretação da entidade para o próximo ano é muito similar à observada no trimestre passado.

Em relação ao consumo das famílias brasileiras em 2005, o Instituto prevê crescimento de 2,8%, contra 3,4% do boletim passado. Já para as exportações, o prognóstico é de aumento de 11,9%, este ano, contra 11% projetados em setembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo