Funcionários do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) receberam, nesta terça-feira, 48 kits de material escolar. Entregues pela presidente do IPCC, Fernanda Richa, os kits são destinados a alunos de ensino fundamental, filhos de funcionários da Usina de Valorização de Rejeitos, em Campo Magro.
Cada kit contém cadernos, lápis preto e de cor, cola, tesoura sem ponta, apontador, borracha, régua, folhas sulfite, canetas e outros itens da lista básica de estudantes. O material foi comprado com recursos próprios do Instituto e por iniciativa dos funcionários do setor administrativo.
A medida, afirma Fernanda Richa, é um incentivo às crianças que se preparam para a volta às aulas. A primeira funcionária a receber o kit foi Dilma Ferreira de Barros, mãe de uma menina de 10 anos. "Seria necessário usar boa parte do salário para comprar cadernos", disse Dilma.
Reciclagem
Embora localizada na região metropolitana de Curitiba, a Usina de Rejeitos é, há 15 anos, administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. Lá é feita a triagem de parte do material coletado pelos caminhões do "Lixo que não é Lixo".
Ao todo, 75 funcionários trabalham na Usina que recebe cerca de 400 toneladas de material por mês. Os 62 classificadores de material conseguem um reaproveitamento de 380 toneladas dos vidros, plásticos, alumínios e papéis que chegam por lá.
Após a entrega dos materiais, a presidente do Instituto Pró-Cidadania, Fernanda Richa visitou também o Centro de Atendimento da Fazenda Solidariedade. Lá conversou com funcionários e discutiu o plano de ação para área de desenvolvimento social.