IPCA do ano sobe de 5,83% para 5,88% aponta pesquisa

Brasília (AE) – As projeções de mercado para o IPCA deste ano subiram de 5,83% para 5,88% em pesquisa semanal do Banco Central divulgada hoje. A pesquisa registrou a quinta elevação consecutiva das previsões de inflação para este ano. A nova alta deixou as expectativas de inflação ainda mais distantes da meta de 5,1% perseguida pelo Copom este ano.

A pesquisa registrou ainda que as previsões de IPCA para este ano das instituições top five no cenário de médio prazo continuaram estáveis em 5,77% pela terceira semana consecutiva. Apesar da estabilidade, o valor projetado de inflação para 2005 pelas in stituições top five também se encontra acima da meta de 5,1%.

Para 2006, as previsões de IPCA permaneceram estáveis em 5%, porcentual ainda superior ao centro da meta, de 4,5% fixado pelo Conselho Monetário Nacional para o próximo ano.

As previsões de IPCA em 12 meses a frente interromperam uma sequência de duas semanas consecutivas de alta e recuaram de 5,59% para 5,57%. As estimativas de IPCA para março deste ano caíram de 0,63% para 0,60%. As previsões para a inflação de abril oscilaram, por sua vez, de 0,50% para 0,51%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo