IPC-S tem alta depois de seis semanas em queda

Depois de passar seis semanas em queda, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou aceleração. A taxa de 7 de julho ficou em 0,06%, resultado que supera em 0,11 ponto percentual o da semana anterior. Das sete classes de despesas pesquisadas apenas Vestuário registrou queda, passando de 1,16% na semana de 30 de junho para 0,63% no período atual. O IPC-S foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A aceleração de 0,09 ponto percentual no grupo Alimentação contribuiu para a elevação da taxa. A variação dos preços de Alimentação passou de ?0,92% para ?0,60%. Eram esses produtos que nos últimos índices estavam contribuindo para a queda da inflação. Seis dos 21 itens do subgrupo Gêneros Alimentícios apresentaram aumento.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, apesar do número pequeno de itens que registraram elevação, o impacto foi significativo porque eles representam 30% das despesas das famílias com alimentos. Entre os produtos estão Hortaliças e Legumes (-8,60% para -7,37%), Frutas (3,51% para 6,33%) e Adoçantes (-3,77% para -2,98%).

O IPC-S é calculado com base nos preços de 450 produtos e serviços que compõem as despesas das famílias com renda até 33 salários mínimos. Para o cálculo desta semana foram levadas em consideração as pesquisas realizadas entre os dias 8 de junho e 7 de julho, em comparação aos preços coletados entre os dias 8 de maio e 7 de junho deste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo