Seis das sete capitais do país pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentaram redução no Índice de Preços ao Consumidor- Semanal (IPC-S) na segunda semana do mês de junho.

continua após a publicidade

Salvador foi a única das capitais que não acompanhou o movimento de queda verificado no IPC-S nacional, divulgado na última sexta-feira (16), que indicou deflação de 0,37%. Na capital bahiana, a taxa que havia mostrado deflação de 0,02% na semana anterior, passou a registrar aumento de preços e ficou em 0,02% no dado divulgado hoje pela FGV.

Entre as outras cidades pesquisadas, Recife foi a que teve maior redução no IPC-S (de 0,59% para 0,20%). O recuo da taxa indica que continua havendo aumento de preços na capital pernambucana, mas que o ritmo dos reajustes diminuiu. Recife e Salvador são as duas únicas capitais pesquisadas onde houve registro de inflação.

No caso de Porto Alegre, que teve 0,10% de inflação na semana passada, a taxa atual evoluiu para uma deflação de 0,14%. Em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, os preços ao consumidor continuam em queda, acentuando as taxas de deflação verificadas na semana anterior.

continua após a publicidade

O IPC-S, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apura semanalmente a variação de preços ao consumidor nos 30 dias que antecedem a divulgação do índice. As taxas das capitais divulgadas hoje foram calculadas com base nos preços praticados entre os dias 16 de maio e 15 de junho de 2006.