O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje (15), ao participar da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus universitário de Itabaiana, em Sergipe, que investir em educação significa aplicar menos recursos na construção de presídios no país.

continua após a publicidade

"Cada tijolo que a gente colocar a mais em uma escola, será um tijolo a menos em uma cadeia. Cada tijolo que a gente colocar a mais em uma escola é dizer ao cidadão que ele vai poder ganhar um pouco mais, porque vai ter uma profissão", afirmou.

Quando ficar pronta, a extensão terá 10 cursos universitários, cada um com 50 vagas. O campus funcionará em um centro de atenção integral à criança (Caic), que foi construído no governo do ex-presidente Fernando Collor e será reformado.

Ao falar sobre o local onde funcionará o campus, o presidente Lula disse que reconhece os acertos e erros de seu governo. "Aquilo que a gente fizer de bom, a gente assume. Aquilo que a gente não fizer, a gente tem que ter coragem de assumir também", afirmou.

continua após a publicidade

Por meio de um convênio com a Universidade Federal de Sergipe, o Ministério da Educação investirá mais de R$ 10 milhões no campus de Itabaiana até 2007.

Lula voltou a destacar que aplicar recursos na Região Nordeste é um dever do governo. "Cada investimento que fizermos no Nordeste brasileiro, não estaremos fazendo favor. Nós apenas estaremos resgatando uma dívida histórica de muito dinheiro que foi aplicado em outras regiões, e o Nordeste ficou para trás".

continua após a publicidade

Antes do evento em Itabaiana, que fica a 60 quilômetros da capital, Aracaju, o presidente conheceu as obras de recuperação da BR-101 em Sergipe. De acordo com o Ministério dos Transportes, as obras incluem duplicação de 14,3 quilômetros, pavimentação e construção de três viadutos e uma ponte.

A recuperação do trecho, parada por três anos, foi retomada em outubro do ano passado. Durante a visita, o presidente cumprimentou operários e conversou com técnicos sobre as obras. O governo federal deve investir este ano R$ 21,5 milhões em infra-estrutura no estado de Sergipe.