Rio de Janeiro – O estoque de investimentos feitos pelo setor de gás natural veicular (GNV) brasileiro nos últimos oito anos totaliza R$ 7,3 bilhões. Esse número envolve conversão de veículos, construção de postos e fabricação de equipamentos e componentes, entre outros fatores, informou hoje (5) o coordenador do Comitê de GNV do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Rosalino Fernandes.

continua após a publicidade

O setor de GNV responde pela geração de 20 mil empregos no país. Fernandes disse, entretanto, que o número de empregos poderá facilmente chegar a 100 mil, num prazo de cinco anos, após a implementação de políticas de fortalecimento do mercado.

O setor de GNV atingiu, em julho, passado 1,272 milhão de veículos convertidos. Estima-se que em agosto o total será de 1,3 milhão de veículos trafegando com GNV.  ?Em agosto  atingimos meio milhão de veículos convertidos no  Rio de Janeiro, o que é uma realização extremamente importante, uma vez que isso representa 20% da frota total de veículos leves de passageiros do Estado?, destacou Fernandes.

Ele observou, porém, que em termos nacionais ainda há um grande espaço para crescimento do mercado de GNV, porque o total de 1,272 milhão alcançado em julho não chega a 5% da frota total nacional de veículos. Fernandes destacou que a concentração do maior contingente de veículos convertidos no Rio de Janeiro se deve à existência no estado de políticas de incentivo e de busca de facilitação de instalações, além de questões ambientais que são resolvidas no estado com mais sucesso do que em outras localidades.

O Rio de Janeiro lidera o ranking brasileiro de GNV, com cerca de 46% da frota nacional. O conselheiro do IBP Luiz Costamilan  enfatizou que, embora o setor de GNV tenha sido iniciado com timidez no país, em 1992, o crescimento do mercado já levou o   Brasil  a ocupar a segunda posição do mundo em veículos convertidos nos últimos 15 anos.

Costamilan afirmou que, se se considerar que o consumo de GNV hoje é de seis milhões de metros cúbicos por dia, isso corresponde a mais de 10% da demanda média brasileira de 42 milhões de metros cúbicos diários. Segundo ele, se for retomada a questão  dos ônibus urbanos acionados a GNV, ?fica claro o impacto em termos da qualidade ambiental no país?. Na Grande São Paulo, a frota de ônibus que pode ser convertida a GNV atinge 120 mil veículos.

A conversão dos ônibus urbanos a GNV já está sendo testada há seis meses no estado do Rio, disse o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer. Ele disse que a questão do custo será fundamental para a logística de transporte nesse segmento.

continua após a publicidade