Os investimentos do governo do Estado na recuperação e na melhoria das estradas do Paraná têm apresentado reflexos diretos na economia e no ânimo dos motoristas que trafegam pelas rodovias estaduais. Rodovias que eram o retrato do descaso e do abandono do governo anterior foram completamente renovadas e atendem perfeitamente à demanda para o escoamento da safra e das mercadorias paranaenses.
Se antes essas vias eram entraves para o crescimento dos municípios, hoje são vetores de desenvolvimento regional. Encurtando distâncias e agilizando viagens com segurança. É o que garante o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, para quem os resultados que estão sendo alcançados nos últimos meses foram possíveis graças a uma administração séria e responsável.
?O governo do Paraná está revertendo o que arrecada em impostos em melhorias para a população. Seja no setor de estradas, seja no saneamento, nos investimentos na construção de casas populares, no apoio ao pequeno agricultor. Estamos atuando para diminuir ao máximo a diferença entre as classes sociais?, destaca.
?Estamos com obras em todas as regiões do Paraná. Com objetivo de entregar até o final de 2006 a malha rodoviária paranaense em perfeitas condições de uso?, completa Pugliesi
O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, reforça que além dos investimentos em recuperação, o Departamento de Estradas de Rodagem também trabalha diariamente na conservação e manutenção da malha rodoviária estadual.
?É um trabalho fundamental. Hoje, o governo Requião tem que investir R$ 1 bilhão nas obras de recuperação por causa do descaso da gestão anterior. Cada um real não gasto em serviços de conservação gera o gasto de até oito reais em obras de recuperação?, calcula.
O diretor reforça que até o mês de dezembro de 2006, a realidade das estradas paranaenses será completamente diferente da encontrada no início de 2003. ?Além disso, estamos reestruturando o DER, investindo nos seus profissionais, dando condições de trabalho ao excelente corpo técnico que temos?, acrescenta.
Caminhoneiros
O ânimo dos dirigentes públicos com as obras é presenciado também na população paranaense. O caminhoneiro Carlos Braz viaja há mais de 20 anos pelas estradas do Paraná e afirma não lembrar de um período com tantas obras de melhorias nas rodovias estaduais. ?Vemos gente trabalhando em quase todas as estradas. As viagens estão muito melhores e rentáveis?, afirma.
Braz costuma fazer o trajeto entre o interior de São Paulo e a região Norte do Paraná. ?Faço em média 3 viagens por semana. As estradas que antes dificultavam nossa viagem hoje estão um tapete?, afirma o caminhoneiro ao destacar a obra entre Guaraci e Jaguapitã e de Nossa Senhora das Graças a Santo Inácio, na região Noroeste. ?Ficou um corredor muito bom, dá gosto andar por ali?.
Assim como Braz, o comerciante Ivo Rogel está empolgado com a melhoria das estradas paranaenses. Rogel é proprietário de um pequeno estabelecimento às margens da rodovia entre Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí, no Vale do Ivaí. A estrada foi recentemente recuperada pelo governo do Paraná e já rende bons frutos ao comerciante. ?Meu movimento aumentou em 30%. Os caminhoneiros que fugiam do trecho, voltaram a trafegar por aqui?, comemora.
Rogel afirma que, além de aumentar o movimento, os viajantes estão gastando mais em seu estabelecimento. ?Eles pararam de ter gastos com pneus ou peças. Com isso, acaba sobrando um dinheiro para comprar uma lembrança para família?.
Pitanga
Outro trecho recuperado e que vem empolgando os moradores da região é a rodovia entre Pitanga e Nova Tebas, na região Central do Paraná. A estrada sofreu intervenções por quase um ano e modificou a realidade para os moradores e caminhoneiros que passam pelo trecho.
?Isso aqui estava muito ruim. Agora não podemos reclamar mais, a diferença é visível?, afirma o caminhoneiro Jorge André Dias, que reside no interior de Santa Catarina e faz pelo menos duas viagens por semana entre o Sudoeste do Paraná e a região Central.
