Empresas estrangeiras investiram R$ 2,9 bilhões em Curitiba no ano passado, conforme levantamento feito pela Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.). Desse total, 62% (R$1,8 bilhão) foram investidos por empresas com sede nos Estados Unidos. Novas fábricas e centros de serviço foram os principais investimentos.
Das 230 empresas estrangeiras instaladas na capital, 104 são norte-americanas (45, 22%). Na região metropolitana, o número de empresas dos Estados Unidos é de 127, (34,14%). Os alemães ficam em segundo lugar no ranking da origem dos investimentos de capital estrangeiro em Curitiba, com 12,17% do total. França, Itália, Japão e Reino Unido também são os países que mais investiram, no ano passado, em Curitiba e região metropolitana.
Para o prefeito Beto Richa, o grande volume de investimentos no município é resultado de um trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo desde janeiro de 2005, quando passou a manter contato com vários países para estreitar as relações internacionais e mostrar que Curitiba tem grande interesse em atrair empresas de alta tecnologia e não-poluentes. ?Estamos abertos para novos contatos com empresas, principalmente aquelas que atuam na área de Tecnologia da Informação?, diz Richa
Entre as conquistas mais recentes do município nessa área está o terceiro Centro de Tecnologia Global do banco HSBC, anunciado em fevereiro. O centro, que vai criar 2 mil empregos em quatro anos, produzirá softwares usados nos 77 países onde o banco está instalado.