Investimento de R$ 10 milhões leva saneamento para Guaraqueçaba

Declarada pela Unesco como reserva da biosfera, Guaraqueçaba deve inaugurar seu primeiro sistema de esgotamento sanitário no dia do aniversário da cidade, em 16 de março. O município, considerado o primeiro a ser instalado no Paraná e cujas primeiras ocupações chegaram por volta de 1545, está recebendo R$ 10 milhões em obras de esgoto da Sanepar. Em 2005, outros 2,5 milhões foram investidos na implantação do sistema de água tratada.

?Com as obras, passamos a oferecer coleta e tratamento adequados de esgoto para quase 100% da população da cidade. Em Guaraqueçaba, a Sanepar tem 750 ligações de água, mas está disponibilizando 825 ligações de esgoto, incluindo imóveis que utilizam fonte alternativa de abastecimento, justamente porque a cidade está em região de proteção ambiental. É uma satisfação investir na cidade-mãe do Paraná?, explica o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

A economia da cidade gira em torno da pesca e do turismo. As obras de esgotamento sanitário podem impulsionar o desenvolvimento local e garantir a preservação das áreas de proteção ambiental. ?Os benefícios desse projeto repercutem até na fixação do pescador e sua família no município, ajudando a reduzir a migração para aglomerados urbanos. Se aqui ele encontrar trabalho e qualidade de vida suficientes, não irá embora?, diz o secretário de meio ambiente da cidade, Ivair Barbosa.

Ele explica que a prefeitura tenta estimular os moradores a diversificar as atividades produtivas, mas que depende de água e esgoto tratado. ?Com a Emater, por exemplo, estamos iniciando o projeto de cultivo da ostra nas comunidades do entorno da sede. Dependemos do tratamento adequado do esgoto para colocá-lo em funcionamento?, afirma.

Segundo Barbosa, a pesca extrativa intensa na região reduziu os estoques naturais de peixes e pode prejudicar as áreas de preservação ambiental. Hoje, em Guaraqueçaba, está o terceiro mais importante complexo estuarino-lagunar do planeta, com enormes trechos contínuos de manguezais e baías preservados. A região ainda abriga um dos trechos mais bem preservados de mata atlântica do país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo