Investigação sobre foco de Newcastle no RS continua nesta semana

Brasília – Técnicos do Departamento de Sanidade Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária esperam concluir, nesta semana, os trabalhos de investigação epidemiológica no foco da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul. 

Na sexta-feira (11), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu o laudo dos exames realizados em 79 propriedades incluídas na zona de vigilância, num raio de 10 quilômetros, a partir da propriedade onde foi detectado o foco da doença, no município de Vale Real, no interior do estado. 

Segundo nota do Ministério da Agricultura, como os resultados são parciais e não foi possível concluir a investigação, os trabalhos técnicos na região vão continuar.

Por causa da doença, detectada no início de julho, a União Européia e vários países embargaram o frango produzido no Rio Grande do Sul. Entre eles, estão a Argentina, o Japão, a Rússia e o Canadá. O embargo vale por seis meses.

A Newcastle é uma doença causada pelo vírus influenza, que atinge somente aves, em várias faixas etárias, causando problemas respiratórios ou neurológicos. É considerada altamente contagiosa, mas sem riscos para o ser humano. O último caso de Newcastle no Rio Grande do Sul foi em 1984.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo