A internet se tornou uma ferramenta importante nestas eleições, para quem quiser conhecer melhor o passado do seu candidato, sua atuação em cargos relevantes e suas propostas. Diante dos últimos casos de corrupção ? mensalão e máfia das ambulâncias, principalmente -, algumas organizações não-governamentais (ONGs) e entidades da sociedade civil estão recorrendo à rede mundial de computadores para tentar conscientizar o eleitor e as empresas que financiam candidaturas.
Alguns endereços eletrônicos incentivam o eleitor a acompanhar o dia a dia dos políticos pela mídia e até a denunciar candidatos que estejam gastando muito na campanha. "O eleitor tem a responsabilidade, na hora de definir seu voto, de conhecer o passado das pessoas que estão disputando as eleições, para que ele vote consciente e escolha o que quer para o País", alerta o conselheiro da ONG Transparência Brasil Fernando Neves.
Quem quiser conferir o patrimônio do candidato e sua previsão de gastos na campanha só precisa visitar o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br). A página da ONG Transparência Brasil (www.transparenciabrasil.org.br) oferece informações sobre os deputados federais que tentam se reeleger e ex-ocupantes de cargos públicos que disputam uma vaga na Câmara.