Internet ajuda a fiscalizar contas do governo

Num pequeno escritório em Brasília trabalham quatro estagiários, um engenheiro de informática e um economista com diploma da PUC do Rio de Janeiro que simbolizam uma mudança notável na maneira de o cidadão brasileiro acompanhar a atuação do governo. Eles fazem o portal Contas Abertas (www.contasabertas.com.br), especializado em acompanhar o movimento daquela mercadoria que funciona como principal termômetro para avaliar uma administração e suas prioridades – o dinheiro.

Com uma respeitável marca de 250 mil acessos mensais, o Contas Abertas esteve por trás de boa parte das revelações que ajudaram os brasileiros a conhecer as decisões de Brasília. A partir de dados capturados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), o portal demonstrou que o governo só gastou 35% das verbas destinadas a segurança de vôo que poderiam ter impedido o caos nos aeroportos. O Contas Abertas também rastreou convênios assinados pelo governo Lula para pavimentar a reeleição e ainda revelou que uma entidade ligada ao Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), que participou de deprimentes cenas de baderna no Congresso, recebeu benefícios públicos da ordem de R$ 5,7 milhões.

Embora produza informações de maior utilidade para a oposição, o que é esperado em toda atividade que fiscaliza o governo, durante a campanha presidencial Lula chegou a usar seus dados – e citar a fonte – para defender-se da acusação de que gastava muito dinheiro com viagens. Usando uma série histórica do Contas Abertas, Lula mostrou que, levando em conta a inflação, os gastos de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, foram mais altos.

Lançado em dezembro do ano passado, o Contas Abertas é a encarnação mais vistosa de uma mudança de costumes que a internet está produzindo no cotidiano político, como aponta o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). ‘Nem o Bill Gates sabe todas as mudanças que a internet vai trazer para o mundo’, afirma Miro Teixeira. ‘Mas de uma coisa nós já sabemos: ela tornou mais difícil mentir ou dizer bobagem.

O Contas Abertas não é o único exemplo. O site Transparência Brasil, que levantou a folha corrida de parlamentares candidatos à reeleição, faz parte do mesmo fenômeno. No esforço para atrair um público mais amplo – sua platéia equivale a um quinto daquela conseguida pelo Contas Abertas -, o Portal da Transparência, criado pela Controladoria-Geral da União, anuncia um conjunto de novidades a serem implantadas em 8 de dezembro, Dia Mundial de Combate à Corrupção.

As mudanças anunciadas são três: o usuário poderá chegar ao nome de qualquer beneficiário de uma ordem de pagamento do governo a partir de seu nome completo ou registro na Fazenda, seja o CPF ou CNPJ. Também se promete acesso imediato aos gastos em viagem de qualquer funcionário – e até consultas por ordem alfabética.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo