As violações de dados na internet continuam dando dor de cabeça para muitas pessoas. De acordo com registros da NBSO (NIC BR Security Office), grupo técnico mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o número de usuários que revelam dados bancários por meio de sites falsificados ou e-mails enganosos aumenta a cada ano. Em 2003 foram computados pelo grupo 54.607 casos de violações desse estilo, o que representa um crescimento de 117% comparado com o ano anterior.
Segundo Marcos Sunyé, chefe do Departamento de Informática do Centro Politécnico, o problema acontece principalmente devido ao desconhecimento sobre as normas básicas de segurança e a dificuldade de fiscalização e identificação do criminoso nesses casos. “Ainda não há qualquer garantia de que os dados revelados na internet sejam totalmente seguros”, diz ele.
Precauções
Para evitar problemas na internet, a primeira atitude que o usuário deve tomar é verificar se o site em que ele está registrando alguma informação tem criptografia, um sistema de decodificação que contribui com a segurança dos dados registrados na web, dificultando a ação dos bandidos. A forma de identificar esse sistema é verificar se o endereço eletrônico começa com https:. Outra orientação é nunca responder e-mail que não saiba quem é o remetente, pois esse pode encaminhar o usuário a uma home page falsificada, onde qualquer informação revelada, que geralmente são números de cartão de crédito, senha ou dados de contas bancárias, pode ocasionar um grande problema financeiro ao internauta. (Ana Lúcia Alge)
Serviço: Mais informações sobre segurança na internet podem ser obtidas no site
www.nbs.nin.br/docs/cartilha.