Internacional e o Grêmio venceram seus jogos pela última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho, neste domingo, e asseguram a condição de cabeças-de-chave nos quadrangulares semifinais. Com isso, só vão se enfrentar se conseguirem se classificar para a decisão, marcada para o início de abril.
O sorteio das duas chaves será feito nesta segunda-feira. O campeão de cada um delas irá para a final. Também estão classificados a segunda fase o Juventude, Caxias, São José de Porto Alegre, Santa Cruz, Novo Hamburgo e Veranópolis.
No Beira-Rio, o Internacional usou os reservas e, apesar de algumas dificuldades, venceu a Ulbra de virada, por 3 a 1. O time de Canoas marcou primeiro, com gol de Fabiano. O Internacional reagiu, empatando no início do segundo tempo, com Renteria.
A Ulbra poderia ter voltado a passar à frente, mas o goleiro Marcelo salvou conclusões corretas de Terrão e Fabiano.
Aos 39 minutos, Mossoró, que já havia chutado uma bola na trave, fez o segundo gol do Internacional, contando com a sorte. O chute fraco desviou num zagueiro e entrou. Dois minutos depois Diogo sofreu pênalti. Jorge Wagner cobrou e fez 3 a 1.
Em Caxias do Sul, o Caxias ganhou do 15 de Novembro por 1 a 0 e ficou com a segunda vaga da Chave 1, com 16 pontos, sete a menos que o líder Internacional. A Ulbra, com 14 pontos, e o 15 de Novembro, com 13 pontos, foram eliminados.
Em jogo que não decidia mais nada, o Gaúcho ganhou do Passo Fundo por 2 a 0, e terminou sua participação no campeonato com 13 pontos. O Passo Fundo ficou com sete pontos.
No Grupo 2, o Grêmio confirmou a boa campanha e ganhou do Veranópolis por 3 a 1, num jogo em que passou o tempo inteiro atacando. Pedro Júnior abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, mas Guilherme empatou dois minutos depois. A vitória chegou com gols de Marcelo e Herrera, ambos no segundo tempo.
O Tricolor terminou a primeira fase com 23 pontos. O segundo colocado, também classificado, é o Santa Cruz, que venceu o Esportivo por 3 a 2 e chegou a 16 pontos.
O Veranópolis terminou com 15 pontos, mas se classificou pelo índice técnico. Foi o segundo melhor entre os terceiros colocados dos três grupos. O Farroupilha ganhou do São Luiz por 3 a 1, chegou a 15 pontos, mas ficou atrás do Veranópolis por ter uma vitória a menos (quatro) que o concorrente (cinco) e ficou de fora. Esportivo, com 11 pontos, e São Luiz, com cinco pontos, também foram eliminados.
E na chave 3, que já tinha Juventude e São José de Porto Alegre classificados, o Novo Hamburgo conseguiu a vaga de melhor entre os terceiros ganhando do Juventude por 4 a 0. Ficou com 16 pontos, um a menos que o São José de Porto Alegre, que perdeu para o Brasil de Pelotas, por 1 a 0, no sábado, e dois a menos que o Juventude.
O São José de Cachoeira do Sul também conquistou 16 pontos. Apesar da vitória por 4 a 0 sobre o Glória, em Vacaria, ficou de fora, em quarto lugar, porque fez somente 15 gols, enquanto o Novo Hamburgo fez 19. Também foram eliminados o Glória, com 11 pontos, e o Brasil de Pelotas, com dez pontos.