AOperação Lula 3, cuja finalidade precípua é garantir ao atual presidente a prerrogativa de disputar o terceiro mandato sucessivo, mesmo que o presidente da República e o principal dirigente da executiva nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), desautorizem quaisquer manifestações em favor da atitude afrontosa, conta com defensores entusiasmados.

continua após a publicidade

Um deles é o deputado federal Devanir Ferreira (PT-SP), um dos primeiros seguidores de Lula nas lides sindicais do ABC. Devanir é o mentor da maquinação que acabou ressuscitando a proposta apresentada no início da década pelo ex-deputado Inaldo Leitão, estendendo aos titulares de cargos majoritários no Executivo a prerrogativa da reeleição ilimitada.

A saia-justa obrigou o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (SP), a denunciar a hipótese de que teria ?facilitado? o desarquivamento da medida e sua tramitação.

Uma nota conjunta assinada pelos presidentes e um vice de dez partidos governistas e de oposição ressalta que a discussão em torno da re-reeleição ?compromete o clima de tranqüilidade e normalidade política e institucional do País?. Iniciativa do presidente nacional do PMDB, Michel Temer, o libelo tem o endosso do PT, DEM, PSDB, PSB, PCdoB, PP, PPS, PTC e PSC.

continua após a publicidade

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no atual contexto político da América do Sul, partilhar qualquer semelhança com o colega venezuelano Hugo Chávez é ombrear-se a uma causa impatriótica e, pior, de inegável conotação golpista.