O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Mussi, participou nesta terça-feira do I Seminário Nacional sobre Coordenação Federativa para a Promoção de Exportações, no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao lado do presidente do Codesul, Santiago Gallo, Mussi definiu na Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República uma agenda comum entre o governo federal e o Paraná.

“Reafirmamos a posição estratégica do Paraná junto aos países do Mercosul e levamos para o governo federal os objetivos da participação do Estado no Ano do Brasil na França a ser realizado em Paris em 2005”, explicou Mussi.

Conselho

O encontro serviu também para explicar para o governo federal a criação do Conselho de Comércio Exterior no Paraná. Presidido pelo secretário Luis Mussi, o conselho inicia oficialmente seus trabalhos dia 23 de novembro. O anúncio foi feito ao presidente da Agência de Promoção das ExportaçõesBrasileiras (Apex), Juan Quirós.

Segundo Mussi, a representação será mais uma ferramenta para promover as exportações do Paraná. “O conselho será uma caixa de ressonância das necessidades do setor privado para resolver os gargalos das nossas exportações”.

Para Santiago Gallo, não há dúvida de que as missões realizadas pelo Paraná têm garantido uma efetiva inserção de mais produtos paranaenses no mercado externo. “As vendas paranaenses para a Argentina por exemplo ? onde o governador Requião liderou um encontro de negócios com mais de 300 empresários daquele país ? chegaram a US$ 440 milhões nos primeiros nove meses de 2004 ou 97% a mais do que no mesmo período do ano passado”.

Durante o seminário, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, afirmou que o país deve alcançar a meta de exportar US$ 100 bilhões já em 2005.

continua após a publicidade

continua após a publicidade