O presidente em exercício, José Alencar, disse hoje (8) que a integração do Mercosul deve contemplar também os setores cultural e social. O bloco é formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. "A afirmação do Mercosul como bloco coeso no cenário internacional passa, certamente, por questões de natureza política e econômica. Mas é preciso dar igual importância à integração social e cultural nesse processo", disse ao participar da inauguração das obras de restauração do Terminal Marítimo de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina.
Segundo Alencar, é necessário reativar o turismo cultural na região que o bloco abrange. Ele ressaltou a importância da cidade catarinense nesse processo, que registrou aumento de 15% no turismo nos últimos anos. "Esta bela cidade ocupa uma posição geográfica estratégica, pois encontra-se a meio caminho entre Buenos Aires e São Paulo", disse.
O terminal foi restaurado com recursos do Ministério da Cultura. Alencar participa ainda hoje da inauguração de quatro novas indústrias da Cooperativa Agroindustrial Vale na cidade de Palotina, Paraná. Com as unidades, a cooperativa poderá abater 300 mil aves por dia. O presidente em exercício retorna a Brasília no final da tarde.