O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) assinam hoje (23), no Ministério da Ciência e Tecnologia, protocolo de intenções que deverá fortalecer as atividades de monitoramento e previsão de tempo e clima do país e América Latina.
Depois da assinatura do protocolo, um grupo de trabalho passará a coordenar o planejamento, a solicitação de recursos e a formação de políticas para a área.
A expectativa é de que a medida evite a sobreposição de pedidos de recursos para objetivos operacionais, de pesquisa e desenvolvimento semelhantes. O Inpe e o Imet já vêm atuando em parceria tanto em atividades operacionais, na elaboração da previsão climática sazonal, como na busca de recursos por meio de projetos do governo federal.
Os órgãos vão trabalhar também em duas frentes: o Projeto Piloto de Investimentos (PPI), com a temática "Desenvolvimento da Meteorologia Nacional e o Projeto de Tecnologia da Informação, para obtenção de recursos dos fundos setoriais, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, participam da solenidade.