A inclusão social de etnias (negros e indígenas) e pessoas com deficiência será tema da atividade auto-gestionada, intitulada de "Poética da Diferença", que o Instituto Paradigma trabalhará durante a quinta edição do Fórum Social Mundial, que acontece no período de 26 a 31 de janeiro, em Porto Alegre.
A apresentação do tema será norteada por Flávia Cintra, militante no movimento de inclusão social das pessoas com deficiência no Brasil, produtora, jornalista e responsável pelo Departamento de Relações Institucionais do Instituto Paradigma, e pelo documentarista brasileiro Marcelo Fiorini, radicado nos Estado Unidos, que terá uma participação especial na atividade, a convite do Instituto Paradigma.
Músico, antropólogo e professor da Hofstra University, de Nova York, Marcelo Fiorini contribuirá com a apresentação apresentando filmes que dimensionam o panorama da inclusão social em diversas regiões do mundo. Enfim, a apresentação do Instituto Paradigma no Fórum Social Mundial pretende apresentar uma abordagem pluralista sobre o tema proposto, enfocando as diferenças de maneira contextualizada ao cotidiano.
Em conjunto, os participantes da mesa, abordarão cenários de contraste da inclusão educacional e inclusão econômica, das políticas públicas aos trabalhos no terceiro setor.
Instituto Paradigma
O Instituto Paradigma, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), tem como missão promover a inclusão social de pessoas com deficiência, construindo soluções e serviços, para ampliar o exercício da cidadania. Assim, compreende a inclusão social das pessoas com deficiência como fator de desenvolvimento humano praticando os valores da transparência em nosso jeito de agir e ser; inventividade na geração de conhecimento aplicado à causa; comprometimento com o desenvolvimento sustentável que possa abrir espaços continuados de inclusão social.
A concretização dessa missão e valores se dá através dos programas de inclusão educacional e econômica das pessoas com deficiência e assessoria e consultoria para os setores público, privado e terceiro setor. Para saber mais acesse www.institutoparadigma.org.br.