Instituto Brasil Solidário leva ação social ao Raid Transparaná

Assim como acontece no Rally dos Sertões, moradores das cidades próximas ao evento serão beneficiados com atendimento odontológico gratuito e atividades culturais.
A 13ª edição do Raid Transparaná, considerado o maior do Brasil, conta, pela primeira vez, com uma ação social específica para o evento. Até o próximo dia 27 de janeiro, o Instituto Brasil Solidário, entidade que também organiza a Ação Social do Rally dos
Sertões, atravessará o Estado do Paraná, do oeste à costa leste, para levar serviços na área de saúde bucal, além de eventos culturais. A expectativa é que cerca de 2.000 pessoas sejam beneficiadas com a ação.

O Projeto Transparaná Solidário começou neste domingo, 21 de janeiro, um dia antes da largada da prova, e atenderá sete cidades. A ação teve início no extremo oeste do Estado, na comunidade rural em Terra Roxa, próxima à cidade de Guaíra. Nesta segunda-feira, os trabalhos continuaram no Jardim Coopagro, no município de Toledo.

Dia 23, os voluntários estarão no município de Iguatu, próximo a Campo Mourão. No
dia seguinte, seguem para a comunidade de Mato Rico, próxima de Guarapuava. A ação continua no dia 25, em Papirus, localizado em Prudentópolis, região próxima de Ponta Grossa. No dia 26, estarão na comunidade Meia Lua, em Campo Magro, próxima da capital Curitiba. E finalmente, a comunidade Rocinha, que fica em Mandirituba,
cidade próxima à Guaratuba, no extremo leste do Paraná, será a última localidade a ser atendida, finalizando o evento, no dia 27.

Em todos os municípios, a população local receberá gratuitamente atendimento odontológico, incluindo restauração de cáries, limpeza e flúor, aplicados por profissionais especializados. Os equipamentos médicos, fornecidos pelas empresas Olsen e Cristófoli,
serão transportados de São Paulo. Haverá palestras sobre escovação,
higiene e orientação bucal. Os atendimentos serão realizados entre as 9h e 18h e, segundo Luis Salvatore, presidente e fundador do Instituto, a expectativa é atender cerca de 30 pessoas por dia.

Na área cultural, os moradores serão beneficiados com apresentações de
teatro de bonecos de marionetes. Para cada sessão, a expectativa é receber cerca de 150 pessoas. O evento está previsto para começar, em cada uma das cidades, às 14h30 e estará aberto para toda a comunidade.

Assim como no Rally dos Sertões, o objetivo do Instituto é fazer com que o Transparaná Solidário ocorra todos os anos juntamente com o raid. Segundo Salvatore, a partir desse primeiro projeto, a expectativa é despertar o interesse das empresas para que, nos
próximos anos, a ação receba mais contribuições e possa oferecer
outros serviços às comunidades carentes. "Queremos despertar o interesse das empresas para que elas participem também de outras atividades desenvolvidas durante o ano pelo IBS, como a Ação Social do Rally dos Sertões. Hoje, o evento inclui atendimento médico em diversas especialidades, como oftalmologia, dermatologia, pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem, odontologia e inclui também atividades nas áreas de educação, cultura, reciclagem e inclusão digital", afirma.

Nesta primeira edição, o Transparaná Solidário tem patrocínio do Grupo Action S/A, conta com apoio em materiais e equipamentos de Olsen, Colgate, Condor, Cristófoli Biosegurança e Lucas Office Oficina de Eventos e tem o apoio institucional de Trilha Brasil Comunicação e Instituto Ômega.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo