Fortalecer e promover o desenvolvimento de roteiros turísticos brasileiros que foram formatados de forma integrada e regional. Esse é um dos objetivos da Rede de Cooperação Técnica, formada por técnicos da área de turismo do Sebrae, Senac, Ministério do Turismo e secretarias estaduais de turismo, que começa a realizar suas primeiras ações a partir da próxima semana
Uma delas é a oficina de roteirização, que acontece de 26 a 29 de julho, no Delta do Parnaíba (PI), e que pretende intensificar as relações tanto entre as instituições parceiras quanto entre empresas que vivem do turismo nesses roteiros integrados. Segundo a técnica do Sebrae na área de turismo, Daniela Bittencourt, a idéia é colocar frente a frente empresários dos mais diversos segmentos e empresas receptivas para inserir a cultura do trabalho integrado para a promoção e o desenvolvimento do destino
Em princípio, a rede vai trabalhar com cinco roteiros integrados um em cada região do País: Missões e Foz do Iguaçu (região Sul) Estrada Real (região Sudeste), Chapada dos Veadeiros (região Centro Oeste), Ceará, Piauí e Maranhão (região Nordeste) e Vale do Acre (região Norte).
Daniela Bittencourt explica que será realizada uma oficina em cada região onde a rede estará trabalhando. Ela informou ainda que nessa primeira etapa será o momento de formatar o produto turístico, ou seja, prepará-lo para que ele seja comercializado. O passo seguinte é a especialização dos empresários e dos profissionais que atuam nesses roteiros. ?É preciso preparar essas empresas para atender o mercado?, disse
Roteirização
A roteirização integrada de novos destinos turísticos é um dos pontos principais de ações desenvolvidas pelo governo federal e instituições parceiras, como o Sebrae, para promover a abertura de mercados no setor e implementar pequenos negócios na área. A idéia é unir destinos e oferecê-los aos visitantes nacionais e estrangeiros. Um trabalho inicial feito pelo governo federal e seus parceiros identificou 451 novos roteiros em 134 regiões turísticas
Com esses novos roteiro, o governo tem a meta de gerar, até 2007 1,2 milhão de novos empregos, de R$ 8 bilhões em divisas para a economia nacional, e aumentar para 9 milhões o número de turistas estrangeiros no Brasil
Hoje, o Brasil não atua nem na metade de sua capacidade no setor turístico e, mesmo assim, já emprega 10% da população economicamente ativa. As micro e pequenas empresas sustentam o turismo no Brasil, sendo que 94% desses negócios, que variam desde restaurantes e bares, pousadas e hotéis, até transportes, agências de viagens, entre outras, têm até 50 empregados.
Dados do Banco Central dão conta de que o gasto que os turistas internacionais tiveram no Brasil, nos três primeiros meses de 2005, somou US$ 1,008 bilhão, 14,68% a mais que o mesmo período do ano passado.