Instituições estudam solução para área de ocupação irregular em Matinhos

As ações de regularização urbana, fundiária e ambiental nas áreas da Vila Nova, Jardim Schaefer, Balneária Caiuba e Tabuleiro, no município de Matinhos, passaram, desde quarta-feira (15), a ser planejadas e executadas de forma integrada entre instituições federal, estaduais, municipal e iniciativa privada.

Representantes do Ibama, Cohapar, Sudhersa, Sedu/Paranacidade, IAP, Copel, Conselho do Litoral, Mineropar, Prefeitura de Matinhos e a empresa Terra Nova atenderam ao convite da Sanepar para a reunião de trabalho e de visita técnica nas quatro áreas. A primeira atividade começou nesta quinta-feira (16), com o cruzamento das informações. ?Conhecer os dados levantados pelos diversos órgãos é imprescindível para a atuação em conjunto e que levará a resolver uma série de problemas?, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

As ocupações irregulares ficam no entorno do Parque Nacional Saint Hilaire e as famílias estão em área de risco, devido à proximidade com o morro do parque. A empresa Terra Nova está organizando a regularização fundiária para 1.004 famílias. Destas, 86 provavelmente terão que ser transferidas para a área denominada Mangue Seco.

As prioridades de atuação de cada órgão serão apresentadas ao Ministério Público, em reunião agendada para o dia 9 de março. A Sanepar vai apresentar a proposta do projeto executivo para ampliar o sistema de coleta e de tratamento do esgoto sanitário no município de Matinhos, contemplando estas áreas. ?Estamos empenhados em desenvolver as obras para coletar e tratar o esgoto sanitário daquela região. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida daquelas famílias e eliminar o foco de poluição que afeta a balneabilidade das praias?, adianta Maria Arlete Rosa.

De acordo com Luis Fernando Gomes Braga, do Conselho do Litoral, a atuação integrada vai permitir aumentar os resultados, a partir dos investimentos que devem ser feitos. ?O Governo do Estado, além de cumprir com suas responsabilidades, está auxiliando o município e os moradores a encontrar soluções para problemas?. Como os projetos das várias instituições ainda estão sendo cruzados, o valor dos investimentos ainda não foi definido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo