Um curso desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, juntamente com a Subsecretaria dos Direitos Humanos, e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos do Idoso reuniu em Curitiba nesta sexta-feira (25) representantes de entidades que atendem idosos de todo o Estado. O curso prioriza a questão da prevenção da violência contra os cidadãos com mais de 65 anos.

continua após a publicidade

No Paraná, a logística e infra-estrutura ficou sob responsabilidade da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso. ?A importância dessa reciclagem é no sentido de qualificar as pessoas que trabalham em instituições de longa permanência para a qualidade no atendimento ao idoso, evitando que haja violação dos direitos dos idosos?, afirma a presidente do Conselho, Maria Iolanda de Oliveira.

Segundo dados do Disque-Idoso, no primeiro semestre deste ano o maior número de denúncias foi de negligência e abandono pela própria família. Em seguida, relatos de agressões físicas e verbais normalmente motivados por consumo de álcool e drogas.

A presidente do Conselho disse que o curso trata dos assuntos de violência, seja psicológica, emocional ou física, e tudo o que gira em torno da questão das condições do atendimento e do serviço oferecido pela entidade. ?Estamos trabalhando a idéia de que a entidade não é um espaço de roupa lavada, comida e lugar pra dormir, mas que seja um espaço acolhedor, que ofereça um atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada idoso e que fortaleça os vínculos familiares?, diz ela.

continua após a publicidade

Maria Iolanda finaliza destacando que deve ser cumprido o que consta no Estatuto do Idoso. ?A instituição é a última forma para que o idoso possa ter o atendimento, a prioridade é que ele tenha o atendimento na família, na comunidade, mas que a instituição seja uma alternativa de serviço para o atendimento de suas necessidades?.

Disque-Idoso

continua após a publicidade

O Disque-Idoso é um programa estadual que recebe denúncias de maus-tratos, negligência e outras irregularidades cometidas contra as pessoas da terceira idade, e oferece orientações sobre os direitos dos idosos. Os atendentes sugerem soluções para o problema e encaminham os casos mais graves para as providências judiciais, através do Ministério Público.

Pessoas de todo o Estado podem acessar esse serviço, que é gratuito. O telefone do Disque-Idoso é o 0800 41 00 01, e atende das oito às 12 horas, e das 13h30 às 17h30.