Rio de Janeiro – As obras do Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste da capital, começaram a ser testadas dentro da preparação final dos Jogos Pan-Americanos. Durante o Pan, o complexo receberá as provas de pentatlo moderno, hipismo, tiro esportivo, esgrima, tiro com arco e hóquei sobre grama. Já no Parapan, serão realizadas em Deodoro as competições de futebol com cinco e sete jogadores. O Ministério do Esporte já investiu R$ 95,1 milhões no complexo.
Para iniciar os testes no complexo, começou nesta segunda-feira (14) o Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Moderno. O assessor de tecnologia do Ministério do Esporte, Pedro Varlotta, disse que o sistema de tecnologia do Pan está sendo testado pela primeira vez nesta competição. Segundo ele, está sendo feito um teste integrado entre os equipamentos de medição de resultados, o sistema de resultados local e o sistema de resultado central.
?Aqui nós temos, por exemplo, na piscina, todos os equipamentos de cronometragem. Os resultados, quando apurados pelos equipamentos de resultados, vão para um sistema, que é o sistema de resultados locais, onde você apresenta a classificação e gera relatórios, não só para a arbitragem mas também para a imprensa. Esses resultados são transmitidos para o centro de operações de tecnologia, que fica lá na Barra, e lá eles são consolidados como um sistema de resultados central?, explicou.
Segundo o assessor, nenhum dos equipamentos de tecnologia apresentou falhas até a agora. O Mundial de Pentatlo, que testa os equipamentos, termina na quarta-feira (16).