A Previdência Social começa a notificar a partir desta quinta-feira (19) 71.480 aposentados e pensionistas que ainda não atualizaram seus dados no censo previdenciário. A notificação será feita por carta ou, caso a pessoa não tenha endereço atualizado no INSS, por edital que será publicado nesta quinta-feira (19) em jornais de grande circulação.
No Estado de São Paulo, serão chamados 11.388 beneficiários. Desses, 272 receberão a notificação por carta e 11.116 por edital. Os documentos obrigatórios para o censo são o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identificação, que pode ser a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou registro de conselho profissional. O INSS recomenda, também, que o beneficiário apresente um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).
O aposentado ou pensionista tem prazo de 30 dias, após receber a notificação por carta ou edital, para atualizar os dados cadastrais na agência bancária que paga seu benefício. Passado esse prazo, o pagamento mensal será suspenso e permanecerá assim por 90 dias. Para reativar o benefício, o interessado deverá comparecer ao banco e apresentar os documentos exigidos. Se o beneficiário não atualizar seus dados, o pagamento será definitivamente cessado e só poderá ser reativado na agência da Previdência Social responsável pelo seu controle.