A Superintendência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Paraná informou hoje que, apesar da greve dos servidores do órgão, que começou há 32 dias, 24 agências estão prestando atendimento normal à população e 28 atendendo parcialmente, em todo o estado.

continua após a publicidade

Segundo relatório entregue pela superintendência à 6.ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba, seis agências do interior do estado estão com menos de um terço dos servidores trabalhando, o que contraria determinação judicial e pode determinar a aplicação de multa de R$ 10 mil por dia ao Sindicato dos Trabalhadores na Previdência (Sindsprev).

O diretor do sindicato, Nelson Malinowski, disse que, dos 1.046 servidores do Paraná, cerca de 500 estão trabalhando para garantir os serviços essenciais. De acordo com Malinowski, o sindicato está em contato permanente com as agências do interior, através de correspondências e telefonemas, orientando-as para cumprirem a decisão judicial.

Amanhã (5) está prevista uma manifestação no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Segundo Malinowski, a bancada de deputados federais do Paraná costuma embarcar para Brasília terça-feira de manhã, e os grevistas vão reforçar suas reivindicações com os parlamentares e solicitar o apoio deles ao movimento. Além de reajustes salariais e mudanças no piso, o sindicato reivindica a contratação de pelo menos mais 1.500 funcionários que, de acordo com Malinowski, são fundamentais para melhorar o atendimento aos segurados.

continua após a publicidade