Cerca de 800 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a ser convocados esta semana para participar do censo previdenciário, processo de confirmação dos dados cadastrais. O aviso está sendo feito no momento do saque do benefício.

continua após a publicidade

O diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunca, esclareceu, no entanto, que o recadastramento dos beneficiários começa em novembro. "O que está ocorrendo no mês de outubro são os avisos iniciais às pessoas, que têm que comparecer a partir do mês de novembro para prestar as informações junto à rede bancária", explicou.

Somente quem recebeu o aviso no momento do saque terá que comparecer em novembro ao banco para atualizar os dados. No aviso, a agência informa a melhor data para que o aposentado faça o recadastramento e a documentação necessária. É obrigatória a apresentação de documento de identidade e CPF.

Neste mês, vão ser convocadas cerca de 800 mil pessoas. Até fevereiro, vão ser chamados 2,5 milhões de beneficiários e o restante, cerca de 10,5 milhões de pessoas, até fevereiro de 2007. Para saber quem vai participar da primeira fase do censo, o beneficiário também pode ligar para o PREVFone (0800 78 0191) ou acessar www.previdencia.gov.br.

continua após a publicidade