Nesta terça-feira, segundo o comando da greve do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), houve uma discussão preliminar com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça.

continua após a publicidade

O diretor da Secretaria de Administração e Finanças da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) Moacir Lopes afirma que não houve avanço.

Segundo Lopes, o secretário também disse que "foram os grevistas que colocaram um muro na negociação", uma vez que o governo havia indicado a possibilidade de discutir uma proposta para o fim da greve somente no INSS.

Em nota oficial divulgada, nesta quarta-feira, Sérgio Mendonça lembrou que as negociações das diferentes categorias "sempre foram conduzidas em separado". Segundo o secretário, "não há razão, portanto, para que os sindicalistas recusem as discussões para resolver a greve do INSS que traz enormes prejuízos à população brasileira, principalmente aos mais carentes".

continua após a publicidade

Ao final da discussão de ontem, Lopes conta que Sérgio Mendonça assegurou que o ministro Paulo Bernardo "usará todos os meios legais" para que os postos de atendimento do INSS voltem a funcionar normalmente.