O representante da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), Alexandre Arantes de Meneses, disse nesta sexta-feira (1), durante visita de inspeção aos Portos de Paranaguá e Antonina, que os terminais portuários paranaenses estão atendendo alguns dos critérios de segurança estabelecidos pelo ISPS Code.
Apesar das dificuldades encontradas nos portos públicos brasileiros, ele acredita que a implantação do sistema internacional será concluída com sucesso. ?Os problemas verificados nos outros portos são praticamente os mesmos. Paranaguá está tomando atitudes. Não viemos aqui para fechar o porto e sim mostrar que algo está sendo feito. Apesar de não apresentar o plano concluído, a Appa está direcionando seus esforços para isso?, disse Meneses.
A vistoria nos terminais públicos paranaenses contou com a participação de todos os componentes da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), entre eles, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a Capitania dos Portos do Paraná, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Guarda Portuária e Secretaria Municipal de Segurança.
Depois de uma reunião no Porto der Paranaguá, a comitiva seguiu pela faixa portuária para conhecer as melhorias implantadas pela Appa, como a instalação de balanças nos portões de acesso; o sistema eletrônico para leitura de código de barras; de cercas na área oeste do Porto; a área exclusiva para a Polícia Federal; o gerador de energia e o sistema de iluminação da área primária, os silos públicos, o corredor de exportação, além da oficina, da sede administrativa e seus anexos.
?A impressão inicial é que faltam algumas coisas, mas vemos que algumas ações estão sendo complementadas. A expectativa é que o porto apresente as melhorias previstas?, disse Bordignon.
De acordo com o chefe da Guarda Portuária da Appa, Antonio Kasczeszen Junior, o porto está ampliando a sua Brigada de Emergência ? que hoje conta com 30 homens ? para 200 componentes e desenvolvendo um novo projeto para hidrantes que faz parte do Plano de Controle de Emergência.
Também serão instaladas 69 câmeras nos Portos de Paranaguá e Antonina. ?Os treinamentos do pessoal já foram finalizados, assim como o projeto de segurança eletrônica e os procedimentos para restrição e proteção ao acesso de informações?, disse Kasczeszen.
As normas internacionais de segurança, previstas pelo ISPS Code, devem ser seguidas por todos os portos brasileiros, mas, conforme explicou o chefe da Guarda Portuária, podem sofrer alterações quanto à forma de implementação, de acordo com o perfil de cada unidade portuária.
O controle de acesso de pessoas, cargas e de veículos leves, por exemplo, podem acontecer de diferentes modos, mas seguindo as exigências internacionais. A Conportos entendeu os esforços empreendidos pela APPA e deu prazo de mais 30 dias para apresentação de novo cronograma de atividades.