O Teatro da Praça de Araucária abriu inscrições para o 3º Festival Metropolitano de Artes Cênicas Eliseu Voronkoff (FMACEV). Até sexta-feira (13) grupos de teatro, dança, artistas circenses, profissionais ou amadores podem inscrever seus espetáculos.
As propostas dos grupos serão analisadas por uma comissão composta por profissionais relacionados às áreas de teatro, dança e circo nomeados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Araucária.
O 3º FMACEV acontece de 03 a 12 de junho, no Teatro da Praça e nas ruas da cidade. Na abertura oficial, haverá apresentação do grupo de dança Companhia do Ar, com o espetáculo 3MG ? Jingaestetica. Para o encerramento, está programada a apresentação do espetáculo Bicho Corre Hoje, com a CiaSenhas de Teatro.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de maio, no Teatro da Praça, na rua São Vicente de Paulo, 1091, Centro, Araucária – PR. Mais informações sobre o regulamento do Festival podem ser obtidas através do site www.araucaria.pr.gov.br ou pelo telefone 642-1835. O edital dos espetáculos selecionados com as respectivas datas, local e horário das apresentações estará disponível em breve no Teatro da Praça e no site da prefeitura.
Eliseu Voronkoff
A idéia de criar o Festival foi para homenagear o artista araucariense Eliseu Voronkoff, ator, bailarino, cantor, poeta, sonoplasta e iluminador. Eliseu nasceu em Imbituva e mudou-se para Araucária ainda criança.
Sua vocação para a dança o levou para o corpo de baile do Ballet Teatro Guaíra e de lá para a Companhia de Dança Mahata, em Rondônia. Também fez o curso de teatro ministrado por Nelson Di Córdova, em Curitiba. Eliseu foi um grande colaborador para o desenvolvimento cultural do município e sua história se funde com a do Teatro da Praça.
Diferencial
Além dos espetáculos, o 3º FMACEV estará oferecendo aos artistas oficinas, exposições e conferências gratuitas, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos participantes. A promoção é da Prefeitura Municipal de Araucária e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Teatro Guaíra, Programa Paranização e Petrobras.