O prazo para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio de 2005 (Enem) foi prorrogado em 15 dias, e as inscrições, agora, podem ser feitas até o dia 16 de maio. Além disso, os estudantes que pretendem se inscrever no Enem não precisam mais apresentar o CPF. As mudanças foram determinadas nesta semana pela 2º Vara Regional do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação (MEC) decidiu acatar a decisão.

continua após a publicidade

O coordenador do Enem, Dorivan Ferreira, alerta que os estudantes poderão ter problemas no futuro, quando forem se inscrever em instituições que exijam o CPF."Os candidatos que vão usar os resultados do Enem em instituições de ensino superior e em programas do governo como forma de ingresso poderão ter algum problema, porque não enviaremos para esses órgãos o cadastro dele contendo o CPF."

O número do CPF seria usado para facilitar o processamento das informações, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC, terá agora que fazer adequações no seu sistema para que retorne a usar o RG como forma de controle.

O Inep espera que com o novo prazo cerca de 1 milhão de novas inscrições sejam feitas, o número de alunos inscritos deve chegar a 3,5 milhões. Estudantes da escola pública não precisam pagar a taxa de R$ 35 da inscrição.

continua após a publicidade

A prova está marcada para o dia 28 de agosto.