Termina nesta sexta-feira (02) o prazo para inscrições aos cursos profissionalizantes de nível médio e subseqüente ofertados pela rede estadual de ensino. Podem se inscrever alunos que já tenham concluído o ensino fundamental, para os cursos em regime integrado (ensino médio concomitamente com curso técnico), ou que possuam nível médio (para os cursos técnicos subseqüentes). A seleção dos candidatos será feita a partir da próxima semana.
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação, está ofertando para o próximo ano letivo cerca de 60 mil vagas em 418 cursos profissionalizantes, distribuídos em 311 escolas de 244 municípios de todo o Estado. São 113 cursos de formação de docentes (magistério), 38 técnicos no setor primário (Colégios Agrícolas e Florestal), 22 na área industrial e outros 245 na área de prestação de serviços. Neste ano, 51.634 alunos estudaram nos cursos profissionalizantes ministrados em colégios da rede estadual, todos gratuitos.
Documentos
Os candidatos a uma vaga devem se inscrever nas unidades que ofertam cursos profissionalizantes. Para os cursos integrados, os candidatos devem apresentar documentos pessoais (identidade ou registro de nascimento), histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino fundamental (fornecida pela escola onde estudou) com indicação das médias anuais de Português e Matemática, comprovante de renda familiar e preenchimento de formulário.
Os candidatos a vagas nos cursos subseqüentes apresentam a mesma documentação, substituindo o histórico escolar do ensino fundamental pelo histórico do ensino médio, ou declaração de conclusão do curso, com as médias de Português e Matemáticas.
Os 32 Núcleos Regionais da Educação informam a relação dos colégios que ofertam cursos profissionalizantes. Interessados podem consultar, também, o Portal Educacional do Paraná (www.diaadiaeducacao.pr.gov.br), página da Secretaria , "link" "Quem faz a Secretaria"/"Educação Profissional".