As inscrições para o processo seletivo do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) encerraram nesta segunda-feira (07), superando a expectativa da Polícia Militar. De acordo com o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, órgão responsável pela seleção, 2.512 pessoas se inscreveram. Os candidatos disputarão 205 vagas em Curitiba e outras 75 em Londrina.
?Foram 1.937 inscrições para Curitiba e outras 575 para Londrina?, disse o coordenador do Ciosp, Benedito Facini. A concorrência na capital está em 9,4 candidatos por vaga e, em Londrina 7,6 candidatos/vaga. A prova escrita será realizada no dia 4 de dezembro, com início previsto para às 14h e término às 18h. No dia 13 de dezembro será divulgado o resultado da prova de conhecimentos. ?Nós vamos agilizar o atendimento aos cidadãos com essas contratações?, afirmou Facini.
190 – O Ciosp é o novo sistema de comunicação entre as forças policiais e a população e que está sendo implantado pela Secretaria da Segurança Pública. Através do número 190 as pessoas podem pedir pelo atendimento de emergência da Polícia Militar, Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Siate e Guarda Municipal. Ao todo, a secretaria investirá cerca de R$ 3 milhões em equipamentos que vão integrar o sistema de comunicação das polícias.
Até agora, o Ciosp já recebeu 80 computadores novos e um sistema que os coloca em rede e gerencia dados. ?Isto faz com que a informação seja distribuída com mais rapidez, o que agiliza o trabalho do policial que está na rua, à espera de um chamado do Ciosp para atender uma ocorrência?, explicou Facini.