Nada menos do que dez secretarias e órgãos municipais abrem nesta terça-feira (1), postos de atendimento à comunidade na Vila das Torres, abrindo uma nova etapa no relacionamento da Prefeitura com a comunidade local. A operação de atendimento através de postos avançados instalados logo após a Operação Mãos Limpas, realizada nesta segunda (28) foi determinada pelo prefeito Beto Richa para viabilizar a implantação imediata de projetos voltados a melhorar a qualidade de vida dos moradores da área.
O objetivo, explica o prefeito, é resgatar a cidadania de moradores daquela área e garantir todo o atendimento que a comunidade necessita. "Nesta área moram famílias trabalhadoras que precisam da prefeitura e é isso que vamos fazer transferindo a ação das secretarias municipais para a região".
Numa ação integrada entre Estado e Município, a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar vão oferecer o suporte de segurança para que o trabalho seja desenvolvido e mantido com segurança em toda área.
"Por determinação do prefeito Beto Richa a prefeitura está trabalhando de forma integrada com o Estado para implantação de projetos sociais, o que deverá se estender para outras regiões da cidade", afirmou o Superintendente da Secretaria do Governo Municipal, Luiz Malucelli Neto.
Estarão atendendo na Vila das Torres as secretarias municipais da Saúde, Educação, Abastecimento, Obras Públicas, Meio Ambiente e Esporte e Lazer, além da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba e núcleos da Regional Matriz .
Os postos municipais de atendimento serão concentrados próximos ao colégio Nossa Senhora da Esperança, onde também será montada toda infra-estrutura para realização de atividades esportivas e de entretenimento, com a presença de professores e estagiários, para as crianças e adolescentes que serão promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
A Secretaria Municipal de Saúde pretende apresentar à população o Programa "Cidadão Saudável" e "Vida Saudável", com avaliações de saúde e orientação e encaminhamento de pessoas, quando necessário, para o atendimento nas Unidades de Saúde. Além disso, será desenvolvido um trabalho de prevenção às doenças e saúde bucal.
A autoridade sanitária local da Unidade de Saúde Capanema, Elisete Ribeiro, afirma que haverá condições de contribuir com dados epidemiológicos da região, além da abordagem residencial apoiada na estrutura de segurança que posa existir com a intervenção da polícia na região. "Com a presença da polícia na área temos plenas condições de atuar e manter um trabalho intensivo com esta comunidade", afirma.
Além disso, sugestões sobre alimentação saudável, Programa Nutrisoja, oferecidos pela Secretaria Municipal de Abastecimento e programas de assistência à família, jovens, crianças e idosos, oferecidos e assistidos pela FAS, serão oferecidos para a população. O Projeto Sentinela é um dos exemplos sugeridos pelos representantes da FAS na tentativa de minimizar os casos de abuso sexual existente na comunidade.
Um ônibus da Cohab estará presente no local para atender e orientar os moradores em casos de regularização de lotes.
Nos próximos dias, serão levantadas as necessidades da população para que a prefeitura, junto com o Governo do Estado e a iniciativa privada se atuem em conjunto no planejamento e aplicação de projetos sociais capazes de resgatar a cidadania dos habitantes da Vila Torres e promover a revitalização de toda a região.