Informações sobre doenças e serviços de saúde na Semana da Pátria

A Secretaria da Saúde está participando da Semana da Pátria e da Feira Paraná em Ação com diversas informações sobre doenças, prevenção e avaliações. Os funcionários presentes estão preparados para esclarecer as dúvidas da população sobre temas como saúde da mulher, dst/adis e controle do tabagismo, entre outros assuntos em destaque.

 ?Eventos como este são da maior importância. Desta maneira atingimos diretamente a ponta, a população, que é efetivamente quem precisa das orientações e dos serviços de saúde?, disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

A expectativa é que 100 mil pessoas passem pelo local e vejam materiais informativos que estão à disposição da população, elucidando temas como planejamento familiar, prevenção de câncer ginecológico, parto humanizado e gravidez na adolescência.

Este inclusive é um tema que chama a atenção dos jovens que circulam entre os estandes no espaço organizado para o evento. A estudante Giuli Hevelen, de 15 anos, acredita que materiais como estes são ótimos para tirar as dúvidas. ?Tenho amigas que são mães adolescentes e materiais preventivos como estes são muito importantes?, avaliou.

Logo ao lado, a agente administrativa Maria das Graças, de 44 anos, realizava seu cadastro no banco de dados de medula óssea do Hemepar. ?Se a gente pode, deve ajudar. Tem tanta gente por aí precisando?, afirmou enquanto completava seu cadastro. Ela lembrou que veio fazer a identidade com o sobrinho e resolveu olhar os materiais.

?Ajuda muito (feiras como esta) pois são voltadas justamente para pessoas carentes, que realmente precisam?, acrescentou, pouco antes de fazer a retirada do sangue para analisar o seu tipo de medula.

Airam Guazelli, que está trabalhando com as orientações de saúde no estande da Secretaria, avalia que o Programa de Saúde da Mulher, de controle do tabagismo e DST/AIDS devem ser muito procurados pela população. ?Vamos ter inclusive fitas de vídeo passando com programas educativos para a população?, enfatizou. Cada uma dura cerca de 15 minutos e falam sobre os mais diversos temas.

Na feira também é possível saber mais sobre transplantes de órgãos, animais peçonhentos e fazer teste de anemia, glicemia, além de preservativos colocados à disposição dos transeuntes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo