Inflação subiu na semana passada em seis das sete capitais pesquisadas

Rio – O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu na semana encerrada em 30 de abril em seis das sete capitais abrangidas pela pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apenas no Rio de Janeiro, o índice, que mede a inflação semanal, se manteve estável em 0,36%.

Em comunicado divulgado hoje (03), a FGV informa que a maior aceleração da taxa ocorreu no Recife (de 0,67% para 0,92%). Depois vieram Porto Alegre (de 0,78% para 1,01%), São Paulo (de -0,02% para 0,12%), Belo Horizonte (de 0,54% para 0,60%), Salvador (de 0,18% para 0,22%) e Brasília (0,37% para 0,38%).

Ainda segundo a Fundação Getúlio Vargas, a alta do índice foi influenciada por aumentos nos preços de produtos de seis das sete classes de despesas usadas para o cálculo da taxa. Os reajustes mais significativos ocorreram nos grupos Alimentação, Vestuário e Saúde e Cuidados Pessoais.

O IPC-S nacional de 30 de abril ficou em 0,34%, 0,10 ponto percentual acima da taxa da semana anterior, conforme os dados divulgados ontem (02) pela instituição. Para o cálculo do índice, a FGV usa como referência os preços de cerca de 450 produtos e serviços usados por famílias que ganham até 33 salários mínimos mensais em sete capitais brasileiras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo