O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nessa sexta-feira a primeira prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) referente ao mês de janeiro em Curitiba. De acordo com a pesquisa, o índice da primeira quadrissemana foi igual ao calculado para o mês fechado de dezembro de 2004, ficando em 0,79%.

continua após a publicidade

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Estatística, Sachiko Araki Lira, o índice dos últimos 30 dias terminados em 8 de janeiro, sofreu maior influência do grupo Despesas Pessoais, que apresentou alta de 1,45% nos preços de seus produtos, o que representou 0,24 ponto percentual de contribuição para a primeira prévia do mês. A diretora explica que, caso o grupo tivesse se mantido estável o índice da primeira quadrissemana seria de 0,55%.

Além disso, o índice calculado na referida prévia foi pressionado também pelo grupo Transporte e Comunicação que apresentou variação de 0,74% nos preços de seus produtos/serviços.

Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, foram: excursão turística (24,33%); almoço e jantar (3,25%); automóvel de passeio e utilitário usado (1,58%); batata-inglesa (-19,41%); casas noturnas (-7,60%) e futebol (33,35%).

continua após a publicidade